O INÍCIO

O Planeta RANN, um dos mais avançados do universo e detentor da tecnologia dos raios teleportadores Zeta, fora retirado  de sua órbita, num plano engendrado pelo DESTRUIDOR CÓSMICO, que o teleportara para uma região seu vida estelar do universo, a fim de drenar a energia natural do planeta. O herói do planeta, ADAM STRANGE, uniu-se com os ÔMEGA MEN, A L.E.G.I.Ã.O. e os DARKSTARS e após uma violenta batalha, conseguiram derrotar o seqüestrador de Rann e o dispositivo de Raios Omega fora destruído.

O que ele não sabia é que uma suposta aliada, SH'RI VALKYR, uma oficial thanagariana, era na verdade componente da seita dos 7 Demônios e aliada do Destruidor Cósmico. Antes de ser morta, ela sabotara  as coordenadas do teleporte e fizera com que o planeta aparecesse próximo à THANAGAR, pretendendo que os thanagarianos  presumissem ser um ato de agressão e se defendessem. Isto provocaria uma guerra sangrenta entre os 2 planetas. Porém a proximidade era muito grande e a órbita de Thanagar fora deslocada. O planeta começou a ser atraído para seu sol, Polaris.

O líder ranniano, SARDATH, ofereceu o próprio planeta para acolher os refugiados thanagarianos, pois o planeta lentamente iría novamente estabilizar sua órbita, mas toda a vida seria incinerada pela proximidade com Polaris. O exército de Rann então, ocupou-se na evacuação de Thanagar, com a ajuda da L.E.G.I.Ã.O. Com a temperatura do planeta chegando a níveis insuportáveis aos padrões humanos, a própria equipe de resgate corria risco de morte e os trabalhos de evacuação foram encerrados. Quando as últimas naves rannianas estavam saindo do planeta, sua atmosfera vaporizou-se com o excessivo calor.

Contudo, o grão-mor thanagariano era membro da SEITA DOS 7 DEMÔNIOS, e secretamente, planejava uma tomada em larga escala de Rann para tomar o planeta como novo local de moradia aos thanagarianos  sobreviventes, eliminando toda a vida ranniana de seu próprio planeta e estabelecendo o governo da seita. Negociações começaram a ser feitas às escondidas com outras potências planetárias, para fortalecer ambos os lados, até então oficialmente apresentado apenas como reforço para proteção. A seita thanagariana tenta fazer acordo com o IMPÉRIO PSION a fim de auxiliar na invasão. O governo de Rann firma um acordo com guerreiros de OKAARA, a fim de reforçar na segurança. Com o tempo, os mundos vizinhos, DURLA, COLU, A CIDADELA e o MUNDO-TRONO iriam tomar partido e se envolver na Grande Guerra.

Como previsto, o exército thanagariano invade Rann e inicia uma invasão em larga escala. Liderando o exército ranniano, Adam Strange faz contato com a Terra e pede ajuda a LIGA DA JUSTIÇA, que devido aos graves problemas enfrentando naquele momento, só pode enviar GAVIÃO-NEGRO e MULHER-GAVIÃO para lá.

 

AS CHAMAS DA GUERRA

Adam Strange então teleporta-se pra Terra, encontra o casal de Gaviões e os explica toda a situação. Seu intento é que os 3 heróis unidos apresentem-se aos que não querem a guerra dos 2 mundos e mobilizem uma força-tarefa contrária a continuação do conflito. Eles aceitam imediatamente auxiliar Strange e preparam-se para se teleportarem para Rann.

Enquanto isto, em Rann, na sede do governo provisório Thanagariano, SHAYERA THAL, uma oficial do exército de Thanagar (antigamente fora a MULHER-GAVIÃO, lutando ao lado de KATAR HOL, o 2º Gavião Negro) invade o complexo de comunicações e tenta enviar uma mensagem secreta para Katar na Terra  (ela ainda não sabe do renascimento de CARTER HALL, fundindo-se com as antigas memórias de Katar), quando é pega em flagrante pelo próprio grão-mor e sua guarda pessoal.

Strange e os Gaviões chegam a Rann  e encontram o planeta  invadido pelas naves thanagarianas e o exército ranniano lutando bravamente. eles são apresentados ao exército de Rann como aliados e seguem até o bunker onde a família de Strange encontrava-se protegida. Lá descobrem que a insurreição dera-se organizada em todo o planeta e que no espaço, as forças de TAMARAN aproximavam-se, lideradas pela rainha KOMAND'R, xenófoba e impiedosa, irmã mais velha da heroína ESTELAR. Súbito, o exército thanagariano consegue furar as defesas do bunker e penetram na sede de comando da resistência ao ataque.

Longe dali, na Terra, KILOWOG e KYLE RAYNER conversam. Kilowog agora é oficial dos GUARDIÕES DO UNIVERSO para a TROPA DOS LANTERNAS VERDES e já passa uma missão para Rayner: desbaratar um cerco promovido por guerreiros KHÚNDIOS ao planeta ANCAR, do sistema estelar CAPELLA, no setor 2832. Rayner também recebera ordens expressas para não se envolver na guerra planetária que estava se formando no setor 2682.

 

RESSURREIÇÃO SOMBRIA

O desastre em THANAGAR e a situação instável em RANN, rapidamente causaram rebuliço político em todo o espaço habitado próximo à galáxia POLARIS.  O MUNDO-TRONO é invadido por soldados thanagarianos. TIGORR, um ÔMEGA MAN, encontra-se no planeta auxiliando seu governante, o PRÍNCIPE GAVYN (STARMAN) e o exército nacional a lutar contra a invasão.

Longe dali, no Sistema Capella, KYLE RAYNER chega ao Plt. Ancar e encontra uma batalha espacial na atmosfera do planeta. Descobre serem a L.E.G.I.Ã.O. contra naves de guerra KHÚNDIAS. Os Khúndios pretendem invadir o planeta e a L.E.G.I.Ã.O. o protege. Rayner interfere no combate, dizendo estar o planeta sob jurisdição dos GUARDIÕES DO UNIVERSO, através dele próprio. VRIL DOX, o líder do grupo, questiona porque os Khúndios estavam invadindo o planeta e escavando ruínas do antigo império Thanagariano, trocando informações secretas com o sistema estelar Solaris. Dox afirma ter sido contratado pelo Governo de Ancar para auxiliar na segurança do planeta.  Rayner consegue que os arquivos secretos Khúndios sejam investigados. Analisando uma mensagem enviada pela Seita dos 7 Demônios, eles descobrem que Thanagar tem planos para colonizar Rann e exterminar a população nativa. Os Thanagarianos e seus aliados atuarão no extermínio dos grupos aliados de Rann e seus planetas deverão ser divididos como espólio de guerra aos aliados de Thanagar. Um bônus especial deveria ser pago aos khúndios por localizar e assegurar depósitos de metal enésimo em mundos remotos. Os 2 grupos iniciam um desentendimento, mas Rayner aparta os 2 líderes e lhes dá um dia ancariano para saírem do planeta. CAP. COMETA, que vinha sendo contratado pela L.E.G.I.Ã.O. para auxiliar com conhecimento técnico, sugere a Vril Dox que obedeça o ultimato do Lanterna Verde. Em seguida, Rayner segue até os antigos túmulos para investigar sobre a importância do metal enésimo. Cap. Cometa surge no local e o informa de algo que havia lido nas ordens de batalha dos Khúndios mas não contara à L.E.G.I.Ã.O.: Quando a mensagem fora enviada, não havia mais ninguém vivo em Thanagar. Ambos são informados pelo anel que Onimar Synn ainda poderia estar vivo e atuante em Thanagar. Decidem ir a Thanagar investigar e enfrentar o demônio thanagariano se necessário.

Em POLARA, a rainha tamaraniana Komand'r recepciona o Grão-Mor Thanagariano, numa conversação para uma possível aliança contra Rann. Contudo, ela ocultamente espera que Thanagar se enfraqueça lutando contra Rann e deixe caminho livre para a conquista Tamaraniana de Thanagar e de Rann. SHAYERA THAL, agora prisioneira política, é oferecida como prisioneira de guerra à Komand'r. Neste momento as naves do exército ranniano  aparecem repentinamente graças aos raios Zeta e iniciam um ataque ao acampamento, lideradas por ADAM STRANGE  com a companhia de GAVIÃO NEGRO  e MULHER-GAVIÃO. Shaiera consegue escapar, veste uma asa de combate thanagariana e avança contra os soldados rannianos imaginando serem eles os inimigos.

Em THANAGAR, os membros da Seita dos 7 Demônios conseguem trazer de volta a vida ONIMAR SYNN, o pior dos 7 Demônios antigos de Thanagar. Onimar caminha pelos restos do que foi calcinado pela passagem próxima a Polaris e planeja conquistar Rann  e, com a tecnologia Zeta à sua disposição, todo o universo.

 

QUEDA PLANETÁRIA

O conflito prossegue estendendo-se a diversos outros mundos que tomam lados, movidos pelos ganhos políticos. Bionaves Durlanianas atacam a frota Coluana. Guerreiros de Okaara e o império Domínion preparam-se para apoiar RANN. Por sua vez, o Império Psion alia-se a THANAGAR.

Em POLARA, prossegue a ofensiva ranniana liderada por ADAM STRANGE contra o ajuntamento do alto-conselho Thanagariano e seu exército e guerreiros de Tamaran, que discutiam uma aliança. KOMAND'R percebe que a ofensiva de Rann leva vantagem e resolve mudar de lado, após assassinar o Grão-Mor de Thanagar. No meio do combate, SHAYERA THAL  ataca Strange mas é detida pelo GAVIÃO NEGRO. Strange responde ao ataque e os 2 Gaviões se ocupam em separar os dois e irem para um local menos arriscado para explicarem tudo. Após algumas explicações, Shayera convence-se de que o inimigo não era Rann, mas sim o comando político da Seita dos 7 Demônios. Ambos unem forças no combate e para surpresa mútua, Komand'r  alia-se a eles. Ela mente sobre sua permanência com os Thanagarianos, dizendo estar tentando resolver a situação diplomaticamente e ganhando em troca, Polara como recompensa, pois os Tamaranianos estão seu um planeta-lar. Em seguida, os 5 líderes seguem numa nave para RANN

No MUNDO-TRONO, O exército local luta bravamente liderado por seu príncipe, STARMAN, contra os invasores thanagarianos; estes tem um só objetivo: chegar a um local em especial do palácio onde se encontrava um modelo de irradiador Zeta, a fim de possuí-lo. Todos empenham-se ao máximo em não deixá-lo cair em mãos thanagarianas. TIGORR os auxilia na defesa.

Em THANAGAR, KYLE RAYNER e CAP. COMETA percorrem,no diversas vezes sem encontrar nenhum sinal de vida. Súbito, a mente de Cometa, que é um telepata, é invadida pelos pensamentos de ONIMAR SYNN e seus zumbis. Em seguida os zumbis surgem e começam a atacar os 2 heróis. Enquanto ainda se defendem das investidas dos mortos-vivos, o próprio Onimar surge do solo abaixo deles e prepara-se para enfrentá-los.

Em Rann, Strange e seus aliados encontram a última fortaleza do governo Ranniano ser fortemente bombardeada pelo exército thanagariano. Os Psions  e a Guilda das Aranhas auxiliam Thanagar e lutam contra os Guerreiros de Okaara. Os mercenários Khúndios estão à caminho para tomar para si os últimos focos de resistência ranniana e a esperança parece terminar ali, quando Adam Strange e seus 4 aliados adentram no bunker, pra surpresa de Alanna e seu pai Sardath.

 

COLHEITA FATAL

Em THANAGAR, os 2 heróis enfrentam ONIMAR SYNN e seus exército de zumbis. Rayner consegue criar uma gigantesca cratera, enterrar Synn nela e lacrá-la, convertendo-a em vidro. Uma gigantesca nave de guerra thanagariana chega e um exército de soldados vivos aporta e inicia o ataque a eles, enquanto os zumbis passam a transportar para dentro da nave muitos caixões. Após o fim do carregamento, Onimar se liberta e avança para a nave. Para que os 2 não os persigam, joga sobre eles diversos caixões e eles percebem que ali dentro estavam pessoas vivas, que serviriam como alimento para a fome de almas vivas de Synn. Eles ocupam-se em salvar estas vidas do extremo calor e da falta de oxigênio em Thanagar. Súbito, Cap. Cometa, detecta pensamentos vivos abaixo da superfície, numa caverna e segue para lá. Lá no fundo eles encontram um grande templo da seita com inúmeros corpos de mortos e, após um grande portal, milhares de células contensoras com seres vivos aprisionados, que serviriam como alimento de Onimar. Uma nova presença alienígena é detectada pela telepatia de Cometa e eles descobrem ser KILOWOG, que seguira até lá para encontrar Rayner e saber o que ele estava fazendo lá. Mas as explicações ficariam para depois da grande operação de salvamento das vítimas ainda vivas.

No MUNDO-TRONO, os invasores thanagarianos conseguem invadir o salão onde se encontrava o irradiador Zeta, mas lá dentro TIGORR já os esperava e consegue destruir todos os invasores, utilizando ao mesmo tempo armas elétricas, flamejantes e de ácido. Em seguida, pede a STARMAN que o teleporte com o irradiador para Rann, para auxiliar o planeta aliado. Após ele ser teleportado, Starman destrói o irradiador e segue com seus soldados para derrotar os últimos invasores de seu mundo.

Em RANN, acompanhado por seus aliados, ADAM STRANGE guerreia contra o destacamento de thanagarianos que controla a base da cidade de Dyss. Consegue o acesso a central de controle e através dela, descobre que a capital do planeta, Ranaghar, fora invadida por Onimar Synn. Imediatamente ele, Shayera Thal, Komand'r e os Gaviões seguem para lá, deixando o restante do exército ranniano em Dyss mantendo a defesa da cidade.

Já na capital, Onimar Synn senta-se sobre um trono formado por milhares de corpos e mantém o antigo Grão-Mor thanagariano como prisioneiro. Strange e seus aliados encontram-se observando a tudo através de uma torre próxima de Synn e decidem iniciar um plano de resgate do grão-mor, para dar condições para o início de uma rebelião dentro dos próprios meios tanagharianos. Longe dali, DENOTH, o sacerdote de Onimar, descobre o local de refúgio da resistência do governo ranniano e invadem o local com seus exército de zumbis, mas encontram o local vazio, pois Sardath, sua família e seus soldados fugiram para uma caverna nas montanhas.

 

TRAIÇÃO

Em THANAGAR,  Kyle Rayner e Kilowog iniciam um processo de terraformação e reconstrução de todo o planeta. 1º, criando uma matriz energética na forma de uma gigantesca cúpula formada de vidro, a fim de proteger os sobreviventes da falta de atmosfera, dando-lhes tempo para construírem seus próprios abrigos. A seguir, Kilowog acelera a genética vegetal do solo do planeta, acelerando o aparecimento de plantas que começariam a produzir oxigênio para renovação da atmosfera. Por último eles deveriam agir na órbita do planeta, estabilizando-a em estações determinadas. Cap. Cometa resolve ir a Rann para ajudar na batalha.

Em Rann, o último esconderijo de Sardath é encontrado e eles lutam contra todo um exército de soldados thanagarianos, sem nenhuma chance de vitória. Súbito, Tigorr surge acompanhado de guerreiros Khúndios, que atacam com artilharia os ofensores thanagarianos, livrando os representantes do governo Ranniano. Com as jóias que Tigorr ganhara de Starman no Mundo-Trono, ele comprara os serviços dos mercenários Khúndios. A meta do grupo agora é chegar até os montes Ebalon, último abrigo ranniano e ponto de encontro com Adam Strange.

Shayera Thal e Gavião Negro conseguem se fazer passar por soldados leais à seita dos 7 demônios e para conseguir acesso a onde o Grão-Mor thanagariano encontrava-se preso, levam a rainha tamaraniana como "prisioneira". Eles localizam a cela onde o alto-representante thanagariano se encontrava e, neste momento, Komand'r revela seus reais planos, libertando ela mesma o grão-mor, contando a ele que Shayera e Gavião Negro estavam do lado de Rann, o verdadeiro inimigo para o grão-mor. Shayera tenta impedi-la, mas é mortalmente ferida por uma rajada da tamaraniana. Carter Hall tenta ajudá-la enquanto a rainha tamaraniana foge com o grão-mor. Não resistindo aos ferimentos, Shayera Thal, o antigo amor de Katar Hol, morre nos braços de Carter, que possuía todas as lembranças da vida de Katar. Neste instante os guardas zumbis se aproximam, alertados pelo ataque e cercam Carter com o corpo de Shayera.

Chegando ao monte Ebalon, Sardath revela a existência de um complexo secreto, desconhecido até por Alanna e Adam Strange. Lá dentro ele mantinha protegidos novos modelos de irradiadores Zeta,capazes de  levar seu usuário a um ponto exato em qualquer lugar do universo. No centro de Ranaghar, Onimar Synn cobra empenho de seus escravos na localização dos raios Zeta, quando um alarme anuncia quebra de segurança na prisão local. Adam Strange e Mulher-Gavião seguem para lá, de seu posto de observação secreta, e encontram Gavião Negro lutando contra toda a guarda de zumbis; descobrem que Komand'r os traíra, levando consigo o Grão-Mor e que Shayera estava morta. Em seguida chega o próprio Onimar, que prepara-se para atacar os defensores, mas no momento exato é atacado pelo Cap. Cometa, que o retarda com um desabamento sobre ele e os leva para longe dali, apresentando-se a Strange como aliado. Cometa os leva para a fortaleza secreta do monte Ebalon. De lá ele envia com sua telecinésia, o corpo de Shayera direto para Polaris e, através dos monitores, presenciam o exército de Onimar Synn em peso seguindo para a fortaleza, sem saber como eles descobriram a localização do esconderijo, que era secreta até mesmo para Adam Strange.

 

7 INFERNOS

Onimar Synn, com seu corpo feito de metal enésimo, consegue facilmente destruir as barreiras até o esconderijo final dos rannianos, enquanto lá dentro eles tentam descobrir como foram localizados. Descobrem que Tigorr estava irradiando radiação Zeta do irradiador que ele usara no Mundo-Trono, pois era um modelo antigo. Adam Strange, contudo, formula um plano, ao ver tamanha quantidade de irradiadores Zeta reunidos.

Todos surgem dentre o exército de Synn, teleportados pelos irradiadores e atacam o maior número de soldados zumbis, enquanto Adam Strange e sua esposa aproximam-se de Onimar. Cada um joga um adesivo submolecular nele em locais diferentes. Os demais também fazem o mesmo, num total de 7 adesivos. No momento exato, os adesivos ativam diversos irradiadores Zeta e Onimar é teleportado para 7 locais diferentes: O núcleo de 7 estrelas: Aldebaran,Arcturus, Deneb, Polaris, Rigel, Sol e Vega. Sem seu doador de essência vital, todo o exército de zumbis e o próprio Denoth se desfaz num monte de mortalhas sem vida. Ficam apenas os soldados do exército de Thanagar.

Carter Hall tenta argumentar com eles para convencê-los pelo fim da guerra, agora com a derrota de Onimar. Mas a atenção de todos está voltada para um estranho fenômeno no espaço, uma gigantesca ruptura espaço-temporal formando-se e em constante crescimento.

Enquanto isto, Sardath entra em contato com os Domínions e Coluanos, acertando os detalhes de sua vinda a Rann, da batalha para a derrota definitiva das forças thanagarianas, contrariando o desejo de um tratado de paz de Adam Strange e dos Gaviões. Sardath tomou esta decisão, pois os thanagarianos, agora liderados pelo Grão-Mor legítimo, unidos com Komand'r, tomaram posse de Polara e seguiam avançando para a guerra com Rann.

No campo de batalha, Kyle Rayner e Kilowog surgem, anunciando que Thanagar fora reconstruída e em breve estaria pronta pra receber novamente seus nativos; eles seguem para investigar o estranho fenômeno cósmico.

Os efeitos dos raios Zeta sobre Tigorr encerram-se e ele começa a ser teleportado de volta ao Mundo-Trono, prometendo voltar com a ajuda dos Omega Men e de Starman. Vril Dox também estava à caminho do sistema Polaris para investigar o fenômeno com a L.E.G.I.Ã.O. e encontrar respostas antes dos Lanternas Verdes. Ao ser ouvido em alto e bom som a ordem expressa do Grão-Mor thanagariano, do ataque formal a Rann, todas as naves dos aliados de cada lado, já presentes no sistema, entram em postos de batalha. Os Lanternas Verdes tem de tomar um lado, pois já estão inseridos na batalha. Tudo isto, diante do fenômeno inexplicado da ruptura espaço-temporal. Inicia-se aqui a CRISE INFINITA!